Datas de fundação: TODA A VERDADE!

O Sport Club de Belas foi o primeiro antecessor do Sporting Clube de Portugal. Fundado Em Belas no ano 1902 por jovens lisboetas que aí passavam férias (os irmão Francisco e José Gavazzo e, entre outros, os representantes da segunda geração de futebolistas da família Pinto Basto: Eduardo Luís, Fernando e José), viria a disputar o seu primeiro desafio em 26 de Agosto de 1902, vencendo uma equipa de Sintra por 3-0, com a presença do rei D. Carlos e da rainha D. Amélia.
O Sport Clube de Belas daria, no final desse ano, origem ao Campo Grande Football Club, oficializado em 1904, e no qual os irmão Francisco e António Stromp, José Roquette de Alvalade, Eduardo Mendonça e outros se juntaram aos jovens Gavazzo e Pinto Basto. Deste Campo Grande Football Club sairia o núcleo de desportistas que fundaria um novo clube em 8 de Maio de 1906. E o designaria oficialmente Sporting Clube de Portugal menos de um mês depois, a 1 de Junho de 1906.

PS: O Sporting assume como data de fundação 1 de Junho de 1906


O Benfica tem a sua origem na fusão de um clube de Belém, o Sport Lisboa, nascido na Farmácia Franco por iniciativa de jovens belenenses e casapianos em 28 de Fevereiro de 1904, com um clube de ciclismo, o Sport Benfica, criado em 26 de Julho de 1906. Por falta de um terreno de jogo próprio e de recursos financeiros, os jovens do Sport Lisboa (entre os quais de incluíam Januário Barreto, Manuel Goularde, Feliz Bermudes e Cosme Damião) decidem abandonar o seu bairro de Belém e juntar-se ao mais desafogado Sport Benfica. É, então, a 13 de Setembro de 1908 que nasce verdadeiramente o Sport Lisboa e Benfica.


O FC Porto foi fundado em 2 de Agosto de 1906 pelo jovem engenheiro José Monteiro da Costa, seduzido pelo no desporto da moda, o futebol, após uma viagem que fez a Inglaterra no início desse ano. Monteiro da Costa foi o primeiro presidente e guarda-redes do clube. Durante cerca de 80 anos, o FC Porto assumiu e festejou o ano de 1906 e a figura de Monteiro da Costa como suas referências fundadoras. Até que, já sob a presidência de Pinto da Costa, lhe despontou a argúcia de transferir para um outro e efémero FC Porto a origem (e a data) da sua existência.
Esse outro FC Porto, fundado a 28 de Setembro de 1893 por António Nicolau de Almeida, teve uma vida curta, desaparecendo ao fim de pouco tempo por abandono do seu criador. O seu fugaz aparecimento era já referido em histórias do clube desde os anos 30, mas nunca fora reivindicado como génese de actual FC Porto, por ter cessado qualquer actividade e deixado de existir. Pinto da Costa, no entanto, decidiu assumir corajosamente esse «buraco negro» de uma dúzia de anos de um clube inexistente e dar um intrépido salto para trás no tempo, de 1906 para 1983. De forma a ultrapassar em antiguidade os seus rivais de Lisboa e o seu rival do Porto, o Boavista fundado três anos antes, a 1 de Agosto de 1903.

3 comentários:

!nsurrecto disse...

primeiro foi o andrade, agora a lagartixa... lá para segunda-feira vou por aqui a VERDADEIRA REALIDADE.

tifossi73 disse...

1903, 1903 Nós não nascemos ontem,nós não alteramos datas!

tifossi73 disse...

Pois é! Os apitos dourados só existem quando nos interessa. Não foi preciso Valentim Loureiro ir para a liga para o SCP ser campeão passados 18 anos? Não havia apito dourado? E para voltar a ser campeão com Jardel a marcar 20 penalties numa época( o dobro dos penalties que teve no FCP em 4 épocas) Não havia apito dourado? Foram anos sérios, o Sr. Roquete, presidente do SCP de então afirmou " o campeão vai ser virtual" foi o SCP, ele lá sabia do que estava a falar. Não te esqueças que antes dos apitos já havia as máquinas fotográficas e as louças da Vista Alegre( Sousa Cintra).A memória é curta. De qualquer forma e de modo a que possas falar e conhecer um pouco do meu clube , desde já te convido para o jogo da segunda volta a realizar no nosso estádio, (o único em Portugal sem apoio de uma camâra municipal) exactamente na zona da Boavista.