O Sport Club de Belas foi o primeiro antecessor do Sporting Clube de Portugal. Fundado Em Belas no ano 1902 por jovens lisboetas que aí passavam férias (os irmão Francisco e José Gavazzo e, entre outros, os representantes da segunda geração de futebolistas da família Pinto Basto: Eduardo Luís, Fernando e José), viria a disputar o seu primeiro desafio em 26 de Agosto de 1902, vencendo uma equipa de Sintra por 3-0, com a presença do rei D. Carlos e da rainha D. Amélia.
O Sport Clube de Belas daria, no final desse ano, origem ao Campo Grande Football Club, oficializado em 1904, e no qual os irmão Francisco e António Stromp, José Roquette de Alvalade, Eduardo Mendonça e outros se juntaram aos jovens Gavazzo e Pinto Basto. Deste Campo Grande Football Club sairia o núcleo de desportistas que fundaria um novo clube em 8 de Maio de 1906. E o designaria oficialmente Sporting Clube de Portugal menos de um mês depois, a 1 de Junho de 1906.
PS: O Sporting assume como data de fundação 1 de Junho de 1906
O Benfica tem a sua origem na fusão de um clube de Belém, o Sport Lisboa, nascido na Farmácia Franco por iniciativa de jovens belenenses e casapianos em 28 de Fevereiro de 1904, com um clube de ciclismo, o Sport Benfica, criado em 26 de Julho de 1906. Por falta de um terreno de jogo próprio e de recursos financeiros, os jovens do Sport Lisboa (entre os quais de incluíam Januário Barreto, Manuel Goularde, Feliz Bermudes e Cosme Damião) decidem abandonar o seu bairro de Belém e juntar-se ao mais desafogado Sport Benfica. É, então, a 13 de Setembro de 1908 que nasce verdadeiramente o Sport Lisboa e Benfica.
O FC Porto foi fundado em 2 de Agosto de 1906 pelo jovem engenheiro José Monteiro da Costa, seduzido pelo no desporto da moda, o futebol, após uma viagem que fez a Inglaterra no início desse ano. Monteiro da Costa foi o primeiro presidente e guarda-redes do clube. Durante cerca de 80 anos, o FC Porto assumiu e festejou o ano de 1906 e a figura de Monteiro da Costa como suas referências fundadoras. Até que, já sob a presidência de Pinto da Costa, lhe despontou a argúcia de transferir para um outro e efémero FC Porto a origem (e a data) da sua existência.
Esse outro FC Porto, fundado a 28 de Setembro de 1893 por António Nicolau de Almeida, teve uma vida curta, desaparecendo ao fim de pouco tempo por abandono do seu criador. O seu fugaz aparecimento era já referido em histórias do clube desde os anos 30, mas nunca fora reivindicado como génese de actual FC Porto, por ter cessado qualquer actividade e deixado de existir. Pinto da Costa, no entanto, decidiu assumir corajosamente esse «buraco negro» de uma dúzia de anos de um clube inexistente e dar um intrépido salto para trás no tempo, de 1906 para 1983. De forma a ultrapassar em antiguidade os seus rivais de Lisboa e o seu rival do Porto, o Boavista fundado três anos antes, a 1 de Agosto de 1903.
Passeio
Há 2 dias
3 comentários:
primeiro foi o andrade, agora a lagartixa... lá para segunda-feira vou por aqui a VERDADEIRA REALIDADE.
1903, 1903 Nós não nascemos ontem,nós não alteramos datas!
Pois é! Os apitos dourados só existem quando nos interessa. Não foi preciso Valentim Loureiro ir para a liga para o SCP ser campeão passados 18 anos? Não havia apito dourado? E para voltar a ser campeão com Jardel a marcar 20 penalties numa época( o dobro dos penalties que teve no FCP em 4 épocas) Não havia apito dourado? Foram anos sérios, o Sr. Roquete, presidente do SCP de então afirmou " o campeão vai ser virtual" foi o SCP, ele lá sabia do que estava a falar. Não te esqueças que antes dos apitos já havia as máquinas fotográficas e as louças da Vista Alegre( Sousa Cintra).A memória é curta. De qualquer forma e de modo a que possas falar e conhecer um pouco do meu clube , desde já te convido para o jogo da segunda volta a realizar no nosso estádio, (o único em Portugal sem apoio de uma camâra municipal) exactamente na zona da Boavista.
Enviar um comentário