Estádio Nacional?



Estádio Nacional, Estádio do Jamor, Estádio Municipal de Oeiras ou Campo de treinos nº1 do Benfica?

Olhando para os estádios "nacionais" do resto da Europa, vejo um Stade de France, construído para a final do Campeonato do Mundo de 1998, reparo num mítico Wembley, agora em reconstrução, onde se realizaram as finais do Campeonato do Mundo de 1966 e do Europeu de 1996.
Sim, as finais da taça Francesa disputam-se no Stade de France. Sim, caso o mítico Wembley estivesse em condições, as finais da taça da federação e da taça da liga Inglesa seriam lá disputadas (por enquanto disputam-se em Cardiff, no Estádio Millennium).

Será o nosso Estádio Nacional ou Estádio do Jamor, assim tão "mítico" para que a final da Taça de Portugal seja lá sempre disputada? Terá o nosso Estádio Nacional assim tão boas condições desportivas e de segurança para que a final de uma prova de calibre nacional seja lá jogada?

"Mítico" não me parece, pois para a realização do Europeu 2004 foram construídos 10 novos estádios, embora se possa considerar que o Estádio do Bessa já estivesse practicamente construído e que o de Guimarães, "apenas" sofreu obras de "melhoramento".
Condições de segurança, seguramente não tem e temos como prova um dos mais tristes dias do desporto Português, com o falecimento de um adepto Sportinguista devido ao lançamento de um "very-light" por parte de um adepto benfiquista, numa tarde que se previa de "festa da Taça".
Condições desportivas também não me parece que tenha, ou pelo menos não tem "bons ventos" para a práctica de desporto, senão relembrem aquele paraquedista que em vez de aterrar no relvado, foi parar à bancada, acabando por ferir alguns adeptos.

Com estas condições, será justo chamar-lhe Estádio Nacional?

Um Estádio Nacional deve estar ao serviço do desporto Nacional.
Além de algumas modalidades amadores que bem precisam de espaços e apoios para a sua práctica (poucas, só me recordo do ténis, atletismo e paraquedismo em tardes de final de taça), de alguns estágios da Selecção Nacional (não todos) e dos treinos do Benfica, em que é que este estádio dignifica e serve o país para que se reconheça como Estádio Nacional?

Mas, o futebol na Europa não se joga só em França e Inglaterra, por exemplo, em Itália também se joga a taça Italiana, mas aqui, na minha opinião retiram a já de si pequena "emoção" que a dita prova nos provoca, pois uma final a duas mãos... Mas vamos olhar para o exemplo espanhol, onde todos os anos se joga a final da Taça do Rei numa localidade diferente. Madrid, Barcelona, Elche, Sevilha, Valência ou Saragoça, são apenas algumas das cidades que já tiveram a honra de receber uma final dessa mesma prova.

Porque não a final da Taça de Portugal em Coimbra, Braga, Algarve (se o Estoril não se importou de lá jogar a época passada, também não deve haver nenhum inconveniente para o Vitória de Setúbal...), ou por exemplo em Leiria (oportunidade única para encher esse mesmo estádio)?
Não, a Federação Portuguesa de Futebol, tal como o Governo, parece não querer uma descentralização.
Será o nosso país só Lisboa?

Taça de Portugal no Estádio Nacional?
No Municipal de Oeiras ou Campo de treinos do Benfica, isso sim!...

Sem comentários: