Defesa de Betão?


Afinal, contrariando os diagnósticos mais apressados e alarmantes, a defesa do FC Porto está bem e recomenda-se. Apontado desde o início da temporada como o elo mais fraco da equipa, o sector mais recuado dos portistas é actualmente o menos batido do campeonato, mas também o menos batido de entre os diversos líderes dos principais campeonatos europeus. Com 14 golos sofridos à passagem da 27ª jornada, o FC Porto tem a defesa mais eficaz da Europa.
Desde que joga com três defesas o FC Porto sofreu apenas dois golos para o campeonato e ambos de bola parada.
Outro dos mitos que as estatísticas relativas à defesa do FC Porto destroem tem a ver com a eficácia defensiva durante as duas épocas passadas sob a orientação de José Mourinho, um treinador consensualmente considerado como exemplar a esse nível. Pois bem, a muito elogiada defesa do FC Porto que Mourinho desenhou com perfeição matemática era menos eficaz que a actual. Em 2002/03, à passagem da 27ª jornada o FC Porto já tinha consentido 20 golos, um registo que melhorou no ano seguinte, baixando para os 15 golos sofridos, ainda assim, um a mais do que se regista actualmente. Aliás, o Chelsea, um recorrente exemplo de pragmatismo, regista actualmente 19 golos sofridos.

1 comentário:

Xuta-pra-fora disse...

As contas fazem-se no fim... E normalmente não ganha que tem a melhor defesa mas sim o melhor ataque nós já tivemos o melhor ataque mas os clubes acima do douro teimam em prestar vassalagem ao FCP e consentem muitos golos...